Na sociedade africana que é um grande mosaico de grupos étnicos, a música tem grande valor e é indispensável no cumprimento de certos rituais sociais e religiosos. Os instrumentos musicais alem de serem usados para tocar, são usados também para invocar entidades espirituais, falar com os antepassados, servi como veículo de correspondência entre o povo e as divindades e até são usados como fins curativos.
A África possui uma grande variedade de instrumentos musicais, talvez seja a mais variada e única devido à simplicidade dos materiais usados: peles de animais, madeiras, fibra, vegetais, cabaças, pedras, e às vezes é usado como matéria prima para os instrumentos.
Cada etnia africana possui seu próprio patrimônio histórico e cultural. Contudo, apesar das numerosas e variadas singularidades das tradições musicais de cada povo, notam-se nessas tradições muitas características técnicas, culturais e sociais, comuns fruto de contatos e intercâmbio recíprocos.
Um dos influxos que a África sofreu veio do exterior. A partir do século VII a cultura árabe começou a se instalar. As zonas subsaarianas prolongaram-se nos séculos seguintes. A influência islâmica faz sentir no âmbito dos instrumentos musicais.
A África oriental, Madagascar e ilhas do oceano índico.
A música africana não se adaptou ao sistema feito em pautas. Toca-se de ouvido e a sua harmonia não é complexa andando vinculada a melodia e as escalas. Outra particularidade a ter em conta vincula-se a um tempo forte e a um fraco, obtendo-se a síncope (troca de acento, tonalidade na música) a improvisação, a presença de percussão e a entonação e a réplica presente nos cânticos. Mas a particularidade que mais chama atenção é a polirritmia (a mesma composição ser tocada em diferentes ritmos). O canto, dança está ligado à música, que está conectado ao cotidiano dos africanos.
Geografia Etna musical
A África é um grande continente e as suas regiões e nações possuem distintas tradições musicais. É relevante, a música do norte da África (região vermelha no mapa) tem uma história diferente da musica da África Subsaariana.
- Norte de África é a sede da cultura mediterrânica que construiu o Egito e Cartago, antes de ser governado sucessivamente por gregos, romanos e godos e, de tornar-se, em seguida, o ocidente (Magrebe) do mundo árabe. Como os gêneros musicais do Vale do Nilo e do Nordeste africano (região azul-celeste e verde-escuro no mapa), a sua música tem laços estreitos com música do Oriente Médio.
- África Oriental Madagascar e ilhas do Oceano Índico (regiões verde-claro no mapa) áreas ligeiramente influenciadas pela música árabe e também pela música da Índia, da Indonésia e da Polinésia. No entanto, nas populações indígenas as tradições musicais são principalmente em sua maioria típica da áfrica subsaariana de línguas nigero-congolesas.
- África do Sul, Central e Ocidental (regiões marrom, azul-escuro, e amarela no mapa) caracterizam-se também na ampla tradição musical subsaariana, mas também possuem influências vindas da Europa Ocidental e América do Norte. A música e as formas de dança da diáspora Africano, incluindo a música afro-americana e muitos gêneros caribenhos como soca, calipso (gêneros afro-caribenhos), zouk (musica antilhana) e gêneros musicais latino-americanos como a salsa, rumba, e outros derivados do clave-ritmo (cubano), se originaram com diversos graus de variação na música dos escravos africanos, que por sua vez influenciou a música popular africana.
A música Africana dos negros foi dedicado a zumbido navio negreiro, e a Amanda Ferraresi.
Bibliografia:
1 comentários:
Olá, Thiago...
gostei da forma como estruturou as informações pesquisadas, mas podia ter colocado os vários ritmos africanos dentro e fora do continenete. Sugiro:
1º. reveja a grafia das palavaras ALÉM, FIBRAS VEGETAIS e ETNICO-MUSICAL.
2º. coloque uma vírgula após as palavras MUSICAIS e DIVINDADE (primeiro parágrafo);
3º. retire o trecho que começa em E e vai até INSTRUMENTOS (segundo parágrafo) e aquele que começa em A TER e termina em CONTA (sexto parágrafo);
4º. o melhor seria escrever: NA SOCIEDADE AFRICANA, QUE É UM GRANDE MOSAICO DE GRUPOS ÉTNICOS,;;;// ... PARA INVOCAREM...// ... FALAREM SOM...// SERVEM COMO VEÍCULO...// VINCULADA À MELODIA E ÀS ESCALAS...//;
5º. retire a vírgula colocxada após a palavra SOCIAIS e coloque-a após COMUNS (terceiro parágrafo);
6º. retire os parágrafos que falam sobre a geografia etno-musical, pois estão iguais ao material pesquisado.
Beijos,
Eliana.
Postar um comentário