terça-feira, 10 de abril de 2012

Thaynnara

O cinema nasceu num tempo de grandes mudanças, tanto em nível estético quanto pelo nível técnico, surgiu primeiramente como sequência da fotografia em movimento. A “invenção” do cinema é atribuída aos irmãos Lamuière, que em 1894 e 1895 filmaram “A Saída dos Operários de uma Fábrica e o Grande Café de Paris”.
    O cinema aparece como resultado final pela procura da fidelidade de representação, conseguida através do movimento mas também de cada vez mais linguagem específica.
    O cinema como conhecemos hoje foi aperfeiçoando ao longo dos séculos, começou com os vários negativos de fotos perfurados que eram movimentados por manivela e assim davam movimento as imagens(com os irmãos Lamuière) para os telões e máquinas de alta tecnologia de hoje em dia.
    Necessitou-se de um suporte fotográfico transparente, flexível e resistente, que possibilitasse o acúmulo de quilômetros de fotogramas que rodariam e dariam a ilusão do movimento. A primeira exibição paga aconteceu no dia 28 de dezembro de 1895, eram pequenos filmes mudos retratando situações do cotidiano.Pode-se facilmente imaginar as reações de deslumbramento e pânico dos primeiros espectadores nas primeiras projeções no interior das salas escuras.
    Se as primeiras imagens do cinema descrevem episódios da vida cotidiana, rapidamente se vira para à ficção, viagem à Lua, e para a reportagem documental estimulado pela Primeira Guerra Mundial e por algumas grandes viagens.
    Georges Méliès (1861-1938) foi um dos pioneiros do cinema mudo, e realizou em 1902 a primeira ficção cinematográfica “Viagem à Lua”.
    Na sua essência, o cinema é mudo, no entanto Edison criou o ‘sonoro’ e o cinema tornou-se indústria, acompanhou durante todo o século XX alguns dos grandes movimentos estéticos: Luis Buñuel teve a colaboração de Salvador Dalí em O Cão Andaluz; Sergei Eisenstein esteve a serviço da revolução soviética com obras primas como O Couraçado de Potemkine ou Ivan, O Terrível; Murnau, com o seu Nosferatu, Lenni Riffenstal serviu a ideologia nazista, e Vittorio de Sica fez O Ladrão de Bicicletas, que é o primeiro filme do Neo-realismo italiano.
   
Os criadores dos principais estúdios:
Carl Laemmle: (17 de janeiro de 1867- 24 de setembro de 1939), nasceu em Laupheim, Wurttemberg, Alemanha e faleceu em Los Angeles.
    Foi um pioneiro do cinema americano, tendo sido o fundador do grande estúdio Universal Pictures, um dos mais famosos de Hollywood. Laemmle produziu ou esteve envolvido na realização de cerca de 400 filmes.

Carl Laemmle
                                                 
Adolph Zukor:  (7 de janeiro de 1873 -10 de junho de 1976) foi um produtor de cinema dos Estados Unidos da América de origem húngara.
Fundou em Maio de 1912 os estúdios da Paramount Pictures, um dos principais estúdios de cinema do mundo. Em 1949, recebeu um Oscar honorário.

Adolph Zukor
                                               
William Fox:  (1 º de janeiro de 1879 - 8 de maio de 1952) foi executivo húngaro naturalizado americano, pioneiro da indústria cinematográfica, tendo fundado a Fox Film Corporation em 1915 e a cadeia de teatros Fox na costa oeste americana na década de 1920. Embora Fox tenha vendido sua participação acionária destas empresas em 1936, devido a um processo de liquidação por falência, Ainda empresta seu nome a empresas como a FOX Television Network e o 20th Century Fox.

William Fox
                                                            
   
Thomas Ince
Thomas Harper Ince ( Newport, Rhode Island, 6 de novembro de 1882 – Benedict Canyon, Beverly Hills, California, 19 de novembro de 1924) foi um ator, roteirista, diretor e produtor de cinema estadunidense da época do cinema mudo. Conhecido como o pai dos filmes de faroeste, inventou diversos mecanismos utilizados na produção de cinema, introduzindo em Hollywood o conceito industrial de linha de montagem. Seu roteiro The Italian (1915) foi preservado nos Estados Unidos pelo National Film Registry, assim como seu filme Civilization (1916). Foi parceiro de D.W. Griffith e Mack Sennettno Triangle Studios, construindo seus próprios estúdios em Culver City, que mais tarde se tornariam a lendária casa da Metro-Goldwyn-Mayer. Também tornou-se conhecido por sua morte a bordo do iate do milionário William Randolph Hearst; oficialmente o falecimento se deu em virtude de um problema cardíaco, mas rumores da época em Hollywood sugeriam que ele teria sido atingido por um tiro disparado por Hearst. Este o teria confundido com Charles Chaplin em uma crise de ciúmes em relação à atriz Marion Davies, de quem Chaplin seria amante.
Ince nasceu em uma família de atores de teatro. Seu pai, John E. Ince, era um comediante que depois tornou-se conhecido como agente de teatro, e sua mãe, Emma B., era atriz. Ince era o filho do meio dos três filhos do casal; Seus irmãos, John Ince e Ralph Ince, foram também atores e, posteriormente, diretores. Sua primeira aparição no teatro ocorreu aos seis anos. Já sua estreia na Broadway se deu aos 15 anos, em 1898, em Shore Acres. Teve oferta de emprego em Vaudeville, mas o trabalho era inconsistente. Então tornou-se guarda-costas, promoter e ator em meio-período. Em1905 foi contratado para trabalhar na Edison Manufacturing Company e formar sua própria companhia de Vaudeville, embora com pouco sucesso. Conheceu sua esposa, a atriz Elinor "Nell" Kershaw, então contratada da Biograph Studios, quando atuaram juntos em For Love's Sweet Sake, um show da Broadway, em 1906. Casaram-se um ano depois. Com o insucesso de sua carreira no teatro, entretanto, Ince percebeu que não chegaria a lugar nenhum como ator. Em pouco tempo, através das conexões de sua esposa, Ince conseguiu um emprego com a Biograph em Nova York. Embora estivesse trabalhando exclusivamente em filmes, ganhando $5 por dia, ele estava regularmente empregado.
Em 1910, teve a oportunidade de encontrar-se em Nova York com um antigo empregado da trupe de atores, que o conduziu a alguns trabalhos pelaIndependent Motion Pictures Co. (IMP).[1] Neste mesmo ano teve a oportunidade de dirigir quando um diretor da IMP não pode concluir um pequeno filme. Em um precioso momento de bravata ele sugeriu a idéia de trabalhar em tempo integral ao proprietário da Companhia, Carl Laemmle. Impressionado com a valentia daquele jovem, Laemmle contratou-o imediatamente e o enviou a Cuba para filmar fora do alcance da Motion Picture Patent Company. A produtividade de Ince, entretanto, foi pequena. E, embora ele trata-se de vários temas diferentes, estava fortemente atraído pelo Western e pelos dramas da Guerra Civil Americana. Procurou executar efeitos espetaculares executando com as mínimas facilidades com que havia feito. Isso, acreditava, poderia ser feito apenas em Hollywood.
Em setembro de 1911, em uma tentativa de transmitir a aparência de um diretor de sucesso ao se vestir, tomou emprestado um terno e um anel de diamantes, que também havia pego emprestado de um joalheiro local, e caminhou rumo ao escritório de Charles O. Baumann na New York Motion Picture Co. (NYMP), que havia recentemente decidido estabelecer na Costa Oeste estúdios para realizar filmes do gênero western. Ele acabou propondo a Ince $100 por semana para ir à California.
Em novembro de 1911, chegou aos pequenos estúdios da NYMP's em Edendale, bairro mais tarde conhecido como Echo Park, em Los Angeles. Neste período Ince deu seus primeiros passos para revolucionar o processo de filmagem, até como nós conhecemos hoje. Quase instintivamente, ele foi de encontro a fórmula de pré-planejar cuidadosamente seus filmes no papel criando o uso dasinopse detalhada, a qual também continha informações do que haveria em cena e seu enredo, além de listar todos os interiores e exteriores, plano de custos, etc

Inceville – o primeiro estúdio moderno
As aspirações de Ince, entretanto, em pouco tempo levaram-no a deixar os apertados confins de Edendale e encontrar uma locação que poderia lhe dar uma área maior e variada. Decidiu- se por uma área de 460 acres de extensão em um local conhecido como Bison Ranch, localizado entre Sunset Boulevard e a Pacific Coast Highway, nas enconstas de Santa Monica.[2][3] Em 1912 havia ganho dinheiro suficiente para comprar o rancho, e obteve permissão da NYMP para arrendar outros 18,000 acres em Palisades Highlands, distante 7.5 milhasde Santa Ynez, entre Santa Monica e Malibu.

                   
Foi ali que Ince construiu seu próprio estúdio (que ele, de forma característica, nomeou "Inceville"). Foi o primeiro do seu tipo em que foram construídos palcos, escritórios, oficinas, buffets(o qual era grande o suficiente para servir centenas de trabalhadores), vestiários, e outras necessidades de uma locação. Quando o local estava sendo construído, Ince também contratou oMiller Brothers 101 Ranch, um show do oeste selvagem, incluíndo muitos cowboys, cavalos, gado, e toda uma tribo Sioux. Quando a construção finalmente terminou, as ruas foram recheadas com vários tipos de estruturas, de barracos pobres a mansões, desenhadas em estilos e arquiteturas de diferentes países.[4] Muitos sets de western ao ar livre também foram construídos e usados no local por muitos anos.[5]
Muitos cowboys, índios e diversos trabalhadores moravam em "Inceville". O próprio Ince viveu em uma casa com vistas para os estúdios. Ali funcionava a central que controlava múltiplas unidades de produção, mudando o modo como os filmes eram feitos, organizando os métodos de produção dentro de um sistema organizado de filmagem.[6] "Inceville" tornou-se um protótipo para os estúdios de Hollywood do futuro, com o chefe do estúdio (Ince), produtores, diretores, gerentes, staff de produção e roteiristas, todos trabalhando juntos sob organização e supervisão do gerente geral Fred J. Balshofer.
Anteriormente o diretor e cameraman controlava a produção do filme, mas Ince pôs o produtor como responsável pelo filme do começo ao produto final. Ele definiu o papel dos produtores tanto na criação quanto no sentido industrial. Foi também um dos primeiros a contratar separadamente os serviços de roteirista, diretor e editor (em vez de fazer tudo ele próprio). Em 1913, o conceito de gerente de produção foi criado. Com a ajuda de George Stout, um contador da NYMP, Ince reorganizou a forma como os filmes eram produzidos para trazer disciplina ao processo. A produtividade semanal dos estúdios foi aumentada de um para dois, e depois três filmes por semana. Estes eram escritos, produzidos, editados e montados com o produto final entregue dentro de uma semana. Ao permitir que mais de um filme fosse feito ao mesmo tempo, Ince descentralizou o processo de produção para se adequar às crescentes demandas dos cinemas. Este foi o amanhecer do sistema de linha de produção que todos os estúdios eventualmente adotaram.
Com este modelo, desenvolvido entre 1913 e 1918, Ince gradativamente exerceu cada vez mais controle sobre o processo de produção dos filmes como um diretor-geral. Apenas em 1913, foram realizados cerca de 150 filmes, a maioria Westerns, através disso ancorando a popularidade do gênero por décadas. Quando vários dos filmes de Ince foram elogiados na Europa, muitos críticos americanos dividiram da mesma opinião. Um destes filmes foi Battle of Gettysburg (1913). O filme, entretanto, ajudou a trazer à moda a ideia de longa metragem.
     Outra importante produção de Ince foi The Italian (1915), que retratava a vida de um imigrante em Nova York. Dois dos seus filmes mais bem sucedidos foram War on the Plains (1912) e Custer's Last Fight (1912), que apresentava vários índios que estiveram realmente em batalha.
Embora tenha sido o primeiro diretor de produção e dirigindo muitas de suas primeiras produções, a partir de 1913 Ince finalmente parou de dirigir em tempo integral para se concentrar na produção,[7] dando esta responsabilidade a figuras como Francis Ford, seu irmão John Ford, Jack Conway, William Desmond Taylor, Fred Niblo, Henry King e Frank Borzage. David Shepard in The American Film  
Heritage said of Ince:
   Também descobriu muitos talentos, incluindo William S. Hart, que realizou alguns dos melhores filmes do começo do western, iniciando em 1914 (O par depois viria a brigar pela divisão dos lucros). [8] Ironicamente, em 16 de janeiro de 1916, poucos dias após a abertura do primeiro estúdio em Culver City, um incêndio atingiu "Inceville", o primeiro de vários que no final das contas destruia todas as construções de estrutura seca.
Ince later desistiu de "Inceville" e vendeu-a a Hart, que renomeou-a "Hartville". Três anos depois, Hart vendeu para Robertson-Cole, que continuou filmando até 1922. Katherine La Hue escreveu que "o lugar era verdadeiramente uma cidade fantasmaquando o último resto de Inceville foi queimado em 4 de julho de 1922, deixando apenas uma velha igreja gasta pelo tempo."


Mack Sennett
 (Michael Sinnott, Richmond, 1884 - Hollywood, 1960) Diretor de cinema americanas.A fama de estudos Keystone como o principal centro de produção de comédias do cinema mudo são devidos principalmente à liderança e personalidade contagiante divertimento Mack Sennett.Diretor, ator, produtor e roteirista, o filme leva a um senso intuitivo do comediante ritmo, que feijão refinado em seus anos de experiência no vaudeville e nos meses que se passaram antes que o feijão câmera sob a direção de outros.
Nascido em uma família pobre de imigrantes, como um adolescente se mudou para os Estados Unidos tentar a sorte como ator no mundo do espetáculo.A primeira oportunidade veio das mãos da famosa atriz Marie Dressler, que poderia reconhecer as qualidades inatas de um intérprete de jovens para burlesco.No entanto, por volta de 1908 eu decidi tentar a sorte na sb cinematgrafo nascente como forma de ganhar dinheiro extra para poder gradualmente superar a crise das práticas no teatro.
    Contratado pela Biograph, vai se tornar um tipo de cara para todos os capazes de interpretar papéis cómicos farsa ou tragédia, e ao mesmo tempo trabalhar como carpinteiro improvisado, o escritor assistente de direção.O pólo da cortina (1909) foi o título que ficou conhecido como um ator em um papel que causa várias alegrias enquanto bêbado.
Em 1910 ele teve a oportunidade de substituir o diretor Frank Powell ste cair gravemente doente, enquanto em uma dor de dente Lucky, o trabalho em uma infindável série de curtas-metragens que foram filmadas com preparacinya pouco uma taxa próxima dos cinco por semana.A continuidade deste tipo de produção permitiu-lhe adquirir uma profissão que mais tarde levar o seu máximo esplendor com a sua musa favorita: a atriz Mabel Normand.
Observando que esses filmes obter quantidades significativas de dinheiro na bilheteria, foi decidido iniciar o seu próprio estúdio de produção com a ajuda de editores Kessel modesto e Baumann.Surgi como Keystone, que desenvolveu um cinema de estilo único e irrepetível próximos comediantes do absurdo, cheio de personagens coloridos e contou com uma grande anarquia.Como o estudo cresceu acabou sendo necessárias para a realização de vários títulos de uma só vez, de modo que contrataraa diretores e atores para formar uma grande família de artistas capazes de improvisar sobre a voar e saltar de um projeto para outro com solução de continuidade pouco
Seu sucesso atingiu dimensões tais que Mack Sennett, em 1915 passará a ser nada menos que um dos fundadores, juntamente com o mítico Thomas Ince e David W.Griffith, a empresa Triângulo, que lhe permitiu um pouco mais mais filmes, o próximo filme curto, e com maior elaboração.Mas quatro anos depois de sua fundação, as tensões no Triângulo Sennett tornou-se aparente e voltou para a liberdade de seu estudo.
Imediatamente veio "Belezas de banho" : um coro de banhistas que, movendo os braços e pernas criação de figuras de alto impacto para o espectador ornamentais.Nesse sentido, Sennett também ser atribuída a ele uma enorme capacidade de despertar o interesse jornalístico por meio de um pouco recatada maiô pouco para um pouco de publicidade chamativa como paródias de grande rolo Hollywood bate recorde
Para resgatar o abismo da droga para a sua amada Mabel Normand ocorreu no início da década de vinte longas-metragens O Molly (1921) e Suzana (1922).O sucesso também acompanhar a iniciativa, mas os tempos estavam mudando e inexoravelmente o cinema falado veio a certificar a defuncin das maneiras de fazer as coisas em que feijão Sennett é desenvolvido sempre com uma habilidade singular.Em 1932, finalmente, acabou por fechar seus estudos
A filmografia de Mack Sennett ilimitada, de acordo programados maiores fontes de crédito de mil títulos, mas a data foi definida como um todo, demonstrando a atividade daqueles que furiosamente durante período de silêncio foi um dos comediantes mais grande da história e, especialmente, os patronos de artistas-chave no campo cinematográfico.Charles Chaplin , Mabel Normand, Harold Lloyd, Roscoe "Fatty" Arbuckle, Charlie Chase, Harry Langdon , Chester Conklin e Ben Turpin deixou o fator Sennett e sua Keystone Cops populares., Um grupo de policiais trapalhão emaranhado que vai fazer as delícias fé do público.

Filmes de maior sucesso na época do cinema mudo: 

                   

1 comentários:

Unknown disse...

Olá, Tainnara...
Seu texto ainda ficou muito preso à linguagem e à estrutura do material pesquisado, mas percebi que buscou dar uma cara mais sua. Alé disso, amo falar de cinema! Gostei, mas o texto traz algumas informações que poderíamos retirar sem comprometer o assunto como, por exemplo, as informações sobre a vida pessoal dos cineastas Thomas Ince e Mack Sennett - melhor retirar todos os parágrafos que tratam sobre este assunto. Eis alguns comentários:
1º. faltou falar sobre o Expressionismo alemão no cinema - 1920 (mesmo tendo citado Murnau), em que a loucura, as sombras e o grotesco serviram de pano de fundo para o clima pós-guerra como, por exemplo Metrópolis, de Fritz Lang;
2º. Você não deixou claro que Salvador Dali fez parte da Avant-Garde Francesa cuja contribuição para o cinema moderno foi o formato de tela que temos hoje;
3º. e o neo-realismo italiano, com Vittorio de Sicca não foi citado... Em 1950, a Nouvelle Vague inaugura novas técnicas cinematográficas surgidas das dificuldades (é a câmera nos ombros), como Acossado, de Jean-Luc Godard e Os Incompreendidos, de Francois Truffaut.
4º. faltou falar que, em 198o, Pedro Almodóvar, inaugura uma linguagem televisiva semelhante a folhetim, como Carne Trêmula e o mais recente A pele que habito. Em 1990, o movimento Dogma 95 propõe um cinema puro, simples e sem gênero, como é o caso de O Idiota, de Lars Von Trier.
5º. você repetiu por inúmeras vezes a palavra CINEMA. Para resolver a redundância textual, use hiperônimos, hipônimos, sinônimos;
6º. quando você utiliza ETC não pode haver vírgula antes desta sigla;
7º. reveja a grafia de CINEMATÓGRAFO e ENCOURAÇADO POTEMKIN;
8º. o melhor seria escrever: ... QUE EM 1894 E 1895, FILMARAM 'A SAÍDA DOS OPERÁRIOS DE UMA FÁBRICA' E 'O GRANDE CAFÉ DE PARIS'.// ESTA ARTE APARECE COMO RESULTADO FINAL PELA PROCURA DA FELICIDADE.// NA ARTE DE REPRESENTAR POR MEIO DE JMOVIMENTOS E TAMBÉM PELA LINGUAGEM CADA VEZ MAIS ESPECÍFICA.// ... DAVAM MOVIMENTO ÀS IMAGENS - DESCOBERTA DOS IRMÃOS LUMIÉRI - E PROGREDIU PARA OS TELÕES E...//.
Beijos,
Eliana.

Postar um comentário