O idealizador conseguiu o apoio de pessoas ricas e influentes da velha cidade mineira, entre as quais estavam magistrados e militares de alta patente a fim de colocar em prática seu audacioso projeto. Chamava-se Casa da Ópera de Vila Rica. Localizado na histórica Ouro Preto, ainda hoje permanece imponente e em atividade.
João de Sousa Lisboa (o idealizador da obra) se vangloriava por ter introduzido no teatro de sua cidade mulheres no papel de atrizes, as quais substituíram os costumeiros requisitados travestis. Assim como no antigo teatro grego, as mulheres não tinham participação nas peças, sendo os papéis femininos representados por homens vestidos de mulher, mas Souza Lisboa conseguiu quebrar esse preconceito e assim as mulheres também poderiam atuar em peças teatrais assim como os homens.
Com a ascensão e a popularização da fotografia (final da penúltima década do século XIX) e o advento do cinema (final do século XIX), o teatro perdeu um pouco de seu encantamento, embora sempre ativo.
É importante destacar o trabalho do dramaturgo Sebastian Salazar Bondy (1924-1965)com o fabricante da dívida (1962) e vedor (1965). Em seu trabalho aborda questões da realidade social do seu país em um tom de farsa e com base em técnicas de Brecht. Bondy bolsa do governo francês estendeu algumas disciplinas no Conservatório Nacional da França. De volta a seu país fundado o Clube de Teatro de Lima, que teve um papel importante na renovação do teatro peruano. Em 1947, seu primeiro livro,Love, grande labirinto, ganhou o Grande Prémio de Teatro, ele voltou a ganhar em 1951, com Rodil.
Grupos peruanos de hoje incluem Miguel Rubio e Teresa Ralli (Yuyachkani) Alberto Isola(Teatro Poesia), Charles Cave (The Other Side), Luis Ramirez.
Texto de Augusto Boal, integra a fase nacionalista do Teatro de Arena, que emprega procedimentos brechtianos.
Diferentemente do teor realista dos demais textos originados no Seminário de Dramaturgia, Revolução na América do Sul se utiliza de efeitos de distanciamento na construção dramatúrgica, tais como a inserção de canções, cartazes, frases de ligação entre cenas, abrindo espaço para a encenação de José Renato manipular as técnicas brechtianas nas interpretações e nas soluções cênicas.
Na América do Sul o país que mais se detaca com o teatro é o Brasil, pois foi no Brasil que surgiu o primeiro teatro da história na América do Sul.
O teatro colonial, entre os séculos XVII e XIX, época do barroco, e influenciado por Portugal. Os jesuítas escrevem autos, encenados pelos indígenas, visando a catequese: o padre Jose de Anchieta é o autor mais importante. Do teatro mineiro setecentista preserva-se O Parnaso Obsequioso, de Claudio Manuel da Costa. No Rio de Janeiro, na segunda metade do século XVIII, o teatro do padre Ventura encena as "operas" (comedias entremeadas de canções) de Antonio Jose da Silva (1705-1739), o Judeu. Em 1810, dom João VI manda construir o Real Teatro de São João, atual Teatro João Caetano.
Durante o Império, diversos escritores ligados ao romantismo, como Jose de Alencar , escrevem para teatro. Nessa época surge o primeiro grande ator brasileiro, João Caetano (1808-1863) . Na segunda metade do século XIX, em reação ao romantismo, o realismo ganha forca.
No inicio do século XX, os autores ligados ao simbolismo copiam modelos europeus, a exceção de João do Rio, pseudônimo de Paulo Barreto (1881-1921), Roberto Gomes (1882-1922) e Paulo Gonçalves (1887-1927). Um estilo nacionalista e regional manifesta-se nas pecas de Claudio de Sousa (1876-1954) e Gastao Tojeiro (1880-1962). Após a Semana de Arte Moderna (1922), o modernismo influencia a producao teatral no Brasil
Entre os autores atuais destacam-se, em São Paulo, Otavio Frias Filho (1957-), Maria Adelaide Amaral e a dupla Marcos Caruso (1952-) e Jandira Martini. No Rio de Janeiro, o besteirol, de Miguel Falabella (1956-) e Mauro Rasi, evolui do humor inconsequente para textos mais críticos. As montagens de Gerald Thomas (1954-) despertam polemica. Sobressaem ainda os diretores fluminenses Moacyr Goes e Enrique Diaz e o paulista Ulysses Cruz. O mineiro Gabriel Villela (1959-) faz teatro de rua com o grupo Galpão, de Belo Horizonte (Romeu e Julieta), e inova em A Vida E Sonho, de Calderon de la Barca (1600-1681), A Guerra Santa, de Dias Gomes (1922-), e A Falecida, de Nelson Rodrigues.
O Modernismo abalou as estruturas dos dramaturgos românticos e realistas. No Brasil, a Semana de Arte Moderna (1922) foi duramente criticada por grandes nomes da arte Realista como Machado de Assis e Monteiro Lobato. Machado chegou a afirmar que os modernistas eram formados por uma pauliceia desvairada. Já Lobato pode rever seus conceitos para ingressar posteriormente para o quadro de autores modernistas.
Alfred Jarry (1873 1907), autor do clássico Ubu Rei foi um dos principais críticos da estética dramática tradicional que romperam com o Realismo, propondo uma revolução artística
Foi no fim da década de vinte que começaram a surgir pecas teatrais modernas no Brasil, com pecas de Oswald de Andrade e Álvaro Moreyra . Porem, foi com Nelson Rodrigues que o modernismo fincou forte suas raízes na dramaturgia brasileira. Apesar da Semana de Arte Moderna ter sido arquitetada sobre o palco do Teatro Municipal de São Paulo, o teatro brasileiro não havia ainda explorado decentemente o gênero, de forma que, ao publico, eram apresentados espetáculos cujos temas desgastavam-se cada vez mais com o passar dos anos. Nelson Rodrigues, em sua excepcional obra Vestido de Noiva, utilizou-se de nova linguagem, abolindo a narrativa realista, cuja estética era de textos com começo, meio e fim, para contar a historia de maneira entrecortada e difusa, onde aos poucos e que o espectador vai compreendendo o contexto.
O Teatro Moderno ganha importância nesse aspecto, por expor assuntos polêmicos de maneira aberta, profunda, democrática e com a riqueza de detalhes que permitem o espectador criticar, debater, pensar nas próprias atitudes e posicionar-se diante daquilo que participa e vê.
Bibliografias:
http://historiaesuascuriosidades.blogspot.com.br/2010/07/o-primeiro-teatro-da-america-do-sul.html
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=espetaculos_biografia&cd_verbete=457
http://kuarteto.br.tripod.com/teatralizando/id4.html
1 comentários:
Olá, Juliana...
Seu texto trouxe informações importantíssimas, apesar de em alguns momentos apresentar partes retiradas dos sites pesquisados. Sugiro:
1º. reveja a grafia das palavras POLÊMICA, PORÉM e PÚBLICO;
2º. retire o trecho ASSIM COMO OS HOMENS, por ser redundante;
3º. retire o parágrafo que começa em TEXTO e termina em BRECHTIANOS, pois está solto;
4º. retire o trecho que começa em NA AMÉRICA DO SUL e termina em AMÉRICA DO SUL;
5º. o melhor seria escrever: O PRIMEIRO TEATRO DA AMÉRICA DO SUL, FUNDADO POR JOÃO DE SOUZA LISBOA E INAUGURADO EM JUNHO DE 1770, FOI CONSTRUÍDO NO BRASIL, EM MINAS GERAIS.// PARA CONSEGUIR COLOCAR EM PRÁTICA SEU PROJETO, O IDEALIZADOR CONTOU COM O APOIO DE PESSOAS RICAS E INFLUENTEES DA VELHA CIDADE MINEIRA, DENTRE OS QUAIS, MAGISTRADOS E MILITARES DA MAIS ALTA PATENTE. LOCALIZADO NA HISTÓRICA CIDADE DE OURO PRETO, O TEATRO CASA DA ÓPERA DE VILA RICA PERMANECE EM ATIVIDADE ATÉ OS DIAS DE HOJE.// NA AMÉRICA DO SUL,//.
Beijos,
Eliana.
Postar um comentário