terça-feira, 10 de abril de 2012

Música

As nações sul-americanas tem uma grande variedade na música. Alguns dos gêneros mais famosos incluem a cumbia da Colômbia, samba e bossa nova do Brasil, e o tango, de Argentina e Uruguai. Na primeira metade do século XX, o tango teve grande exito na Europa e na Colômbia. Esta música era interpretada em castelhano, porém não foi um obstáculo para sua difusão no exterior. Na América do Sul se desenvolveram estilos musicais não-exclusivos do subcontinente, como a salsa, que tem sua "capital" em Santiago de Cali, Colômbia.                                                                                                             Os sul-americanos são culturalmente ricos, devido a histórica conexão com a Europa, especialmente Espanha e Portugal, e o impacto da cultura popular dos Estados Unidos da América.                                                                                                                                    

Estilos musicais da América do Sul
Tango, estilo musical típico da Argentina e Uruguai
O Tango nasceu nos fins do século XIX derivado das misturas entre as formas musicais dos imigrantes italianos e espanhóis, dos crioulos descendentes dos conquistadores espanhóis que já habitavam os pampas e de um tipo de batuque dos negros chamado "Candomblé".                                                                                                                         Em público, dançavam homens com homens. Naqueles tempos era considerada obscena a dança entre homens e mulheres abraçados, sendo este um dos aspectos do tango que o manteve circunscrito aos bordéis, onde os homens utilizavam os passos que praticavam e criavam entre si nas horas de lazer mais familiar. O tango se tornou uma dança tipicamente praticada nos bordéis, principalmente depois que a industrialização transformou as áreas dos subúrbios em fábricas transferindo a miséria e os bordéis para o centro da cidade.                                                                                                         
                  
                                          
Samba, estilo musical da Colômbia e Panamá               
A cumbia na Colômbia equivale ao samba no Brasil ou à rumba em Cuba.                     A Colômbia é o berço da cumbia. Esta lá, surgiu depois que escravos africanos foram para o país. Juntaram suas culturas musicais e começaram a tocar um ritmo que usava basicamente instrumentos de percussão (hoje os artistas ainda usam, mas juntaram às guitarras e aos teclados, entre outros).                                                                               O nome que viria a batizar o ritmo deriva de cumbé, palavra que vem de dialetos falados pelos escravos, que significa festa.                                                                      De início, surgiu nos guetos das grandes cidades colombianas, sendo que até hoje é uma categoria popular da música. O ritmo se disseminou por todos ou quase todos países falantes do castelhano na América Latina. Atualmente é considerado o ritmo musical mais popular da Argentina e de outros países vizinhos.                                                                                                       A cumbia é um estilo de música tradicional da Colômbia e Panamá, e uma dança popular de distintos países latino-americanos.
           
            
Salsa, estilo musical de Cuba
Salsa, em castelhano, significa "tempero", e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor". A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-caribenhos, tais como o mambo e a rumba cubanos, com a bomba e a plena porto-riquenhas. A salsa nasceu em Cuba, e é uma espécie de adaptação do mambo da década de 1950. Recebeu ainda influências do merengue, do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve até influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança pode ser caracterizada por diversos tempos musicais. Enfim é uma dança muito completa, pois possibilita muita criatividade do cavalheiro e da dama, ela dá bastante liberdade de expressão corporal mas exige muita técnica.
         

1 comentários:

Unknown disse...

Olá, Janaína...
Que pena que um assunto tão interessante quanto este tenha ficado cópia e cola dos sites, não é mesmo? Sugiro:
1º. reveja a grafia das palavras SULAMERICANAS e ÊXITO;
2º. retire o trecho do parágrafo que começa em SURGIU e vai até VIZINHOS;
3º. retire o trecho que começa em A CUMBIA e termina em PAÍSES LATINO-AMERICANOS;
4º. retire o trecho que começa em SALSA e termina em SABOR;
5º. quando você transferiu do site, se esqueceu de justificar, por esta razão, alguns espaçamentos estão completamente fora de ordem;
6º. o melhor seria escrever: NA AMÉRICA DO SUL,// ... COMO A SALSA, RITMO ORIGINADO PRINCIPALMENTE NA CAPITAL DA cOLÔMBIA. o RITMO SULAMERICANO É MUITO RICO, DEVIDO A SUA CONEXÃO HISTÓRICA COM PORTUGAL E ESPANHA, NA EUROPA E COM OS ESTADOS UNIDOS.// O TANGO, NASCIDO NO SÉCULO XIX NA ARGENTINA E URUGUAI, É UM ESTILO DERIVADO DAS MISTURAS ENTRE IMIGRANTES ITALIANOS E ESPANHÓIS, DOS...// O SAMBA, PROVENIENTE DO PANAMÁ E DA COLÔMBIA, PAÍS CUJA CUMBIA EQUIVALE AO SAMBA BRASILEIRO E À RUMBA CUBANA.// ESTE NOME DERIVA DE CUMBÉ - PALAVRA DO DIALETO ESCRAVO USADA PARA DESIGNAR FESTA.;
7º. retire a vírgula colocada após a palavra ESTA no trecho ESTA LÁ SURGIU... .
Beijos,
Eliana.

Postar um comentário