A arte africana é reflexo dos mitos, crenças, histórias e filosofia dos habitantes desse enorme continente. A África contém uma grande variedade de culturas, cada caracterizada pelo seu próprio idioma, tradição e forma artística. Essas trocas culturais foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a antiguidade. Na região sul do Saara, podem ser identificadas características da arte islâmica, e também, nesta região, houve forte influência cultural e artística do Egito Antigo. A riqueza da arte africana fornece inspiração e matéria-prima para diversos movimentos artísticos do exterior, artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo desta arte.
Na história da arte africana, as formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações na pedra de Tassili e Ennedi, na região do Saara, e também as esculturas de argila dos artistas da cultura Nok, outras que se destacam são os trabalhos decorativos de bronze de Igbo-Ukwu e as esculturas de bronze de terracota de Ifé. Nestas últimas pode se notar a habilidade técnica, e estão representadas de forma naturalista, o que pode ter sido inspirado na arte da Grécia Antiga. Os africanos utilizavam-se de variados elementos da natureza, como o marfim, a madeira, o ouro e o bronze, para retratar o cotidiano, a religião e os aspectos naturais da região.
A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, quando foram trazidos para cá pelos portugueses. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnifíca arte afro-brasileira.
A escultura africana revolucionou a arte europeia, principalmente quanto a sua escultura a partir de 1905. O cubismo e o expressionismo alemão, que foram inspirados pela arte Africana, saiu de moda, mas sua influência permanece até hoje, como nas obras de Zadkine, Moore, Archipenko, e outros. Os princípios da arte clássica Africana foram integrados ao repertório internacional de formas.
Algumas características da escultura africana clássica são:
- Representações antropomórficas, em homenagem aos ancestrais, líderes falecidos ou relacionados aos deuses e magia.
- Figuras de animais, escolhidos por suas virtudes ou ideias que eles simbolizam.
- Máscaras tradicionalmente usadas na África, de ritos, cerimônias, festas religiosas, funerais, e também as de teatro.
Bibliografias:
http://www.ikuska.com/Africa/arte_escultura.htm
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm
skip to main |
skip to sidebar
terça-feira, 10 de abril de 2012
Pesquisar Neste blog
Alunos
- Ana Karolina (2)
- Analine (1)
- André F. (1)
- Anna Luiza (1)
- Augusto (1)
- Carla (1)
- Denner (1)
- Guilherme A. (1)
- Guilherme C. (1)
- Hannah (1)
- Ingrid (2)
- Isabel (1)
- Jamille (1)
- Janaina (2)
- Jeny (1)
- Jonas (1)
- Jordana (1)
- Joselia (1)
- Juliana (1)
- Karina (1)
- Kerollayne (1)
- Lara (1)
- Letícia (1)
- Luis Jordan (1)
- Maria C. (1)
- Michael (1)
- Priscila (1)
- Ricardo (1)
- Ronald (1)
- Tainara (1)
- Thatielly (1)
- Thiago (1)
- Valeria (1)
Tópicos
- Arquitetura. (5)
- Cinema (7)
- Escultura (5)
- Literatura (6)
- Moda (5)
- Música (6)
- Pintura (5)
- Propaganda/Televisão (7)
- Teatro (5)
0 comentários:
Postar um comentário