terça-feira, 10 de abril de 2012

Pintura e Escultura Asiática

A Ásia é o continente com o maior número de países e ocupa uma boa porcentagem de toda a ocupação territorial do planeta. Contudo, a grandeza do continente asiático não se limita apenas ao seu tamanho, em relação às artes, a Ásia não se torna menor.
O ser humano sempre teve a necessidade de se expressar. Uma pintura não é apenas uma imagem gravada em um pedaço de madeira, por exemplo, mas é todo o retrato de uma sociedade em determinado momento na história, e escultura não é somente uma “pedra esculpida em um formato qualquer”, existia toda uma simbologia, todo um protesto do artista escultor por de trás, e foi no Oriente Médio (Ásia Ocidental) onde surgiram as primeiras esculturas, que retratavam tudo, a sociedade, os costumes, mas o intuito maior era de representar o corpo humano.
A sociedade asiática sempre sofreu uma forte influência da religião, e esta repercute em todos os setores da vida asiática. O hinduísmo e o budismo foram as principais religiões, também tendo em alguns países a presença do islamismo e do helenismo. Nas ruínas de Hadda, no Afeganistão foram encontradas algumas das mais belas figuras budistas provavelmente produzidas. Já na Índia com a influência do hinduísmo, do budismo, esta a região do Vale do Indo produziu alguns dos mais intricados e elaboradas esculturas de bronzes e com o passar dos anos a Índia, não só influenciou países vizinhos, como todo o resto da Ásia, e representações de Buda e seus ensinamentos estavam sempre presentes em esculturas e pinturas indianas.
No Japão, durante o período Edo, por volta do século XIX, a sociedade vivia basicamente isolada, onde o governo buscava promover a paz dentro do país. Estrangeiros eram mandados de volta para seus respectivos países e com poucas nações ainda se havia troca comercial. As pinturas e esculturas desse período possuem marcos de países como a China e a Índia. As pinturas eram feitas em cerâmicas ou madeiras e as gravuras possuíam uma riqueza em detalhes, os artistas retratavam o cotidiano com elegância e refinamento, e isso influencia até hoje as pinturas ocidentais. Nesse período, as esculturas budistas estavam em sintonia com a religião, e houve uma perda significativa no “brilho” das obras asiáticas com o declínio do budismo.
 
(Japão - Macaco Okimono - Período Edo séc XIX)
                                   
Já nos dias atuais, o coreano Yong Ho Ji, pensando no futuro da humanidade, utilizou um material não muito convencional para fabricar suas esculturas no ano de 2012, o pneu, que durante muito tempo o artista passou cortando o material em pequenas tiras, bem finas para transformar em esculturas diferentes.

                                          
 

1 comentários:

Unknown disse...

Olá, Anna Luiza...
Apesar de ainda muito preso ao site pesquisado, seu texto trouxe as informações necessárias. Ficou BOM.
Beijos,
Eliana.

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