terça-feira, 10 de abril de 2012

Moda Africana

Tecidos coloridos, peças brilhantes e listras cruzadas são características das peças na moda africana. Geralmente é possível identificar o estilo do continente em peças de todos os cantos do planeta, onde nós enxergamos uma peça colorida e já identificamos o estilo.
 Seus tecidos geralmente são feito de algodão por causa do calor em excesso e também alguns lugares da áfrica cobre a cabeça com um chapéu combinando com a roupa é também sandálias de couro.

A África está na moda.  Com a falta de novidades e com busca de diferentes os estilistas voltam-se para lugares "misteriosos" e pouco conhecidos, sua moda com certa extravagância com o bom gosto na mistura de cores, padrões e bijuterias. Um dos estilistas que luta pelo reconhecimento desta moda e Seidnaly Sidhamed que realiza vários desfiles geralmente em lugares diferentes como os pés da pirâmide do Egito.

A roupa como um Símbolo
  Roupas não servem somente para se cobrir e proteger o corpo, servem também como simbolo de sua identidade.
Na sociedade colonial, os trajes serviam para distinguir as escravas das negras libertas e alforriadas, além de identificar a nacionalidade.
A moda sempre teve um papel social ao longo dos séculos, seja para diferenciar as classes média e alta dos operários no século XIX, seja pra resgatar valores no século XXI. Esta importante ferramenta de comunicação tem contribuído significativamente para a construção da identidade negra também através das roupas.

Bibliografias :

http://fellyperocha.spaceblog.com.br/219386/Moda-Africana-As-core-que-vibram/
http://www.2d2.com.br/jol/mat_ver.asp?cod_col=51
http://sentiropassado.blogspot.com.br/2011/05/africa-esta-na-moda.html
http://culturasempecado.blogspot.com.br/2009/11/moda-africana.html

0 comentários:

Postar um comentário