terça-feira, 10 de abril de 2012

Música Asiática

   A música é uma das maiores manifestações culturais da sociedade, na Ásia, ela é muito importante, principalmente em cerimônias religiosas. Tão complexa quanto a geografia, a música da Ásia, perdeu suas raízes históricas no tempo, agora mesmo no final do século XX, foram descobertas na China flautas de 9 mil anos, consideradas as mais antigas do mundo. Além dos instrumentos de sopro, a música chinesa tradicional usava vários instrumentos de percussão e de corda, como a cítara zheng e o tambor tanggu, que podem ter dado origem a cítaras e tambores semelhantes em toda a Ásia Oriental, do Japão à Mongólia.

- Música Chinesa
   Muitos intelectuais chineses foram para outros países, como a Alemanha e o Japão, no século XX estudar música. A maior parte deles conhecia a música tradicional da China, mas as novas experiência deles no exterior os fizeram os primeiros músicos modernos chineses. Eles iniciaram o movimento da música nova na China, cujo objetivo principal era combinar as tradições da música folclórica com a música ocidental.Várias organizações foram estabelecidas nesse período.
   A nova China fundou-se em 1949, e nos primeiros 7 anos da fundação, houve um grande desenvolvimento da música. Surgiram ótimas obras musicais: orquestras, solos, canções, dramas, óperas, etc.
   Em 1996, iniciou-se a Revolução Cultural, nesta época o desenvolvimento da cultura e da música foi totalmente interrompido, durante dez anos. Em 1978, o governo chinês anunciou que tal Revolução havia sido um erro, e começou a restaurar a sociedade.
   A música ocidental moderna entrou na China, nos anos 80, e causou um grande impacto na música chinesa, influenciando em quase todos os aspectos da arte música.

- Música Japonesa
   Na cultura japonesa a música é dividida em dois tipos: clássica e folclórica. A clássica tem uma variedade distinta de estilos e ritmos, ocorridos ao longo da história, houve a era Nara (neste período foi introduzido o Gagaku no Japão, que é cativado pela nobreza); A era Heian, onde ocorreram grandes evoluções musicais e a era Azuchi-Momoyama, que apesar de curta foi muito fértil em termos culturais, nela houve grandes evoluções na música, especialmente nos instrumentos.
   A música ocidental tem se tornado muito popular desde que foi introduzida no Japão no final do século XIX, chegando a ofuscar a música tradicional. Mas o interesse pela música tradicional tem sido revivida atualmente, inclusive por não descendentes. A música tanto molda como é moldada pelas atitudes populares, bem como as mudanças do estilo musical refletem as mudanças da época e, como exemplo disso, foram as músicas militares que prevaleceram no Japão durante os anos de 1930 até começo de 1940.
   Regularmente aparecem estrelas jovens de kayokyoku e pop nas mídias, algumas de sucesso mais duradouro, outras nem tanto, e conquistam boa audiência. Em dezembro, o mundo do show biz entra em ebulição. Época na qual são realizadas as cerimônias de premiação das músicas mais populares do ano, os cantores, os compositores e os álbuns musicais. Na véspera de Ano-Novo, a emissora estatal NHK leva ao ar uma festa da música com a disputa entre cantoras e cantores. E esse programa (Kohaku Utagassen) se transformou no maior evento cultural do ano velho para grande parte da população.

- Música Indiana
    Na Índia, há uma grande diversidade cultural, a música tem origens ancestrais, pelo menos seis mil anos de trajetória, uma mistura da influência de várias culturas e civilizações, como por exemplo os arianos e os dravídicos.
   O povo acreditava que a música estava diretamente ligada ao processo fundamental da vida humana. Após um longo período de desenvolvimento, associou seu aspecto devocional original à música folclórica da própria Índia e de países vizinhos. A cultura Persa, por exemplo, exerceu grande influência na música indiana. Assim, ela deu origem a duas grandes tradições de música: a hindustani sangita (Música Indiana do Norte) e a karnataka sangita (Carnática - Música Indiana do Sul). As raízes de ambas as tradições estão no Bharata Natya Shastra.
  As duas principais grandes tradições musicais, tanto a Hindustani quanto a Carnática, apresentam a característica monofônica da música indiana, isto é, as melodias são executadas sempre em um só tom, o que produz um efeito mântrico e profundo, próprio da música indiana. Uma das diferenças entre as duas tradições é que na música Hindustani do norte dá-se mais ênfase à improvisação do que na música Carnática, que se baseia em padrões mais rígidos. A música Carnática, que absorveu pouca influência estrangeira, é sempre orientada por versos devocionais e o estilo vocal é predominante, embora os instrumentos sejam bastante utilizados. A música Hindustani foi muito influenciada pelo povo persa e seu estilo dá mais abertura à música instrumental. De uma forma geral, a música indiana é orientada pela música vocal, que tem precedência sobre a música instrumental.
            

        

Bibliografias:
http://musi.blogs.sapo.pt/9784.html
http://www.viajenamusica.com.br/2011/04/musica-da-asia.html
http://www.fjsp.org.br/guia/cap11_f.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_do_Jap%C3%A3o
http://www.mundoeducacao.com.br/japao/musica-japonesa.htm
http://www.minhachina.com/musica/musicachinesa9.htm
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/historiadamusica.asp
http://musicasdaindia.blogspot.com.br/p/musica-indiana.html

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Analine...
GOSTEI de seus textos, mesmo estando eles presos à linguagem e à estrutura dos sites pesquisados. Sugiro:
1º. retire a vírgula colocada após a palavra SOCIEDADE, coloque um ponto final e comece NA ÁSIA com letra maiúscula;
2º. o melhor seria escrever: ÓPERAS ETC.// NA CULTURA JAPONESA,// TEM SIDO REVIVIDO ATUALMENTE//.
Beijos,
Eliana.

Unknown disse...

Esqueci:
3º. evite a repetição da palavra MÚSICA. Para isto, use sinônimos, hipônimos ou hiperônimos.
Beijos.

Postar um comentário